Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > E.B.2,3 DE ATOUGUIA DA BALEIA APURADA PARA A FASE FINAL DO XI CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

E.B.2,3 DE ATOUGUIA DA BALEIA APURADA PARA A FASE FINAL DO XI CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

|
No âmbito do Plano Nacional Leitura, a nossa escola participou na 2.ª fase da XI edição  do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou hoje no Cadaval. 

A Biblioteca Municipal do Cadaval organizou esta XI edição do Concurso Nacional de Leitura a nível do distrito de Leiria, que contou com a participação de várias escolas, e cerca de 78 alunos, três dos quais do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia. Assim, os alunos Constança Macieira e Mariana Ferreira (7.ºF) e Rui Pinto (8.ºD) prestaram provas a propósito da leitura das obras selecionadas por aquela entidade: Eu sou Malala, de Malala Yousafza e O princípio da noite, Tiago Patrício sobre a biografia e bibliografia daqueles autores.
Às 14:00h, a chuva, a expectativa e a ansiedade tomavam conta dos nossos participantes. Depois de uma, brava prestação de conhecimentos, e um ligeiro aconchego do estômago, com um ligeiro lanche, no auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval foram divulgados os cinco alunos que obtiveram os melhores resultados nas provas escritas. Dentre estes cinco, estavam os nossos “três mosqueteiros” da leitura, pois a Constança Macieira e a Mariana Ferreira (7.ºF) tinham ficado apuradas para a prestação das provas orais. A surpresa e o espanto apoderaram-se das nossas concorrentes que se prepararam de imediato para mais duas provas: uma de leitura expressiva de um poema e outra prova de prestação de conhecimentos vários (uma série de 10 perguntas) sobre a biobliografia dos autores das obras lidas. Cerca das 17:00h, sensivelmente, foram escolhidos dois alunos (um efetivo e outro suplente) que passaram à 3.ª e última fase deste concurso e que, portanto, irão representar o distrito de Leiria. Um desses alunos foi a Constança Macieira (7.ºF), enquanto suplente, que, brilhantemente, representou e irá continuar a representar, não só a nossa escola, como também o concelho de Peniche e agora o distrito de Leiria, em Lisboa, a nível nacional, em junho, em data e local ainda a anunciar, quer pelos responsáveis pelo Concurso Nacional de Leitura, quer pela RTP.
Na Final Nacional participarão os concorrentes apurados nas Finais Distritais. As provas da Final Nacional serão concebidas e organizadas pelo Júri Nacional, em estreita colaboração com a RTP, que produzirá o evento e transmitirá a sessão. A estrutura das provas da Final Nacional será objeto de um regulamento específico, que oportunamente será divulgado. Deste modo, e dada a importância da atividade ocorrida, não só como forma de promover e divulgar o gosto e o interesse pela leitura no seio dos nossos alunos, o Grupo de Português congratula-se pelos resultados obtidos que desta forma, e não só, continua apostado na divulgação e promoção da leitura, juntos dos jovens da nossa comunidade educativa. Quer ainda este grupo de trabalho regozijar-se também pela disponibilidade e solicitude que a Câmara Municipal de Peniche teve ao disponibilizar meios de transporte para levar a bom porto a iniciativa acima referida, que tanto orgulha o Grupo de Português e também esta escola.


O Grupo de Português

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo