Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > Assinatura de Protocolo no âmbito da Biblioteca da EB 1 de Ferrel

Assinatura de Protocolo no âmbito da Biblioteca da EB 1 de Ferrel

|
O Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia e a Junta de Freguesia de Ferrel assinaram, a 21 de fevereiro passado, um protocolo de parceria no âmbito da Biblioteca Escolar da EB1 de Ferrel.
Através deste protocolo a Junta de Freguesia de Ferrel contratualiza uma funcionária afeta, a tempo inteiro, à referida Biblioteca, garantindo a abertura deste equipamento cultural oito horas por dia. 


Esta abertura garante aos alunos deste estabelecimento de ensino a possibilidade de usufruírem da Biblioteca, também, em período fora do horário escolar e em período não letivo, desenvolvendo a sua autonomia na utilização da mesma. O novo recurso humano integra a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e, neste sentido, incorpora a filosofia das Bibliotecas Escolares, na promoção das competências da Literacia da Informação, da Literacia da Leitura e da Literacia dos Média.
Por outro lado, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia estabelece através deste protocolo mais uma importante forma de abertura à comunidade local, estando definido nesta parceria a abertura da Biblioteca à comunidade local.
A abertura da Biblioteca à comunidade vai com certeza valorizar este recurso e os seus serviços junto da mesma, será um fator motivador para a sua utilização em contexto familiar e um espaço com recursos e apoio pedagógico para todos os alunos da freguesia de Ferrel, incluindo os alunos que já se encontram na Escola Básica de Atouguia da Baleia.
A Junta de Freguesia de Ferrel está empenhada na valorização deste espaço cultural muito para além da sua abertura as oito horas por dia à comunidade. O investimento em fundo documental, em obras de remodelação e no apoio técnico na gestão dos recursos informáticos são alguns exemplos do acompanhamento e apoio ao bom funcionamento da Biblioteca.
A assinatura deste protocolo é um bom exemplo de valorização da cultura, bem como reveladora de que os responsáveis pelas instituições envolvidas no mesmo percecionam que os valores que o meio envolvente oferece à criança condicionam a sua aprendizagem da leitura e a sua formação enquanto leitor e, por outro lado, a capacidade de leitura condiciona a inserção social do indivíduo!

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo