Grande Final Online - superTmatik - 2019/2020

No passado dia 19 de fevereiro, realizou-se, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Atouguia da Baleia, o campeonato interturmas de superTmatik, nas modalidades de cálculo mental (do 5.º ao 9.º ano) e quiz de matemática (6.º ano), tendo sido apurados 3 campeões, por ano de escolaridade. Em paralelo, em diversas escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento, foram selecionados os 3 campeões, por escola, dos 3.º e 4.º anos. Com o encerramento das escolas, a 16 de março de 2020, devido à pandemia, a Grande Final Online do ano letivo 2019/20 ficou adiada, mas estes vencedores não foram esquecidos.

 



Após o regresso às nossas escolas e às aulas presenciais, recebemos informação da Eudactica, entidade organizadora destas competições a nível nacional, de que seria possível concretizar este evento, durante o mês de outubro de 2020, e assim o fizemos.

Cumprindo todas as normas da Direção Geral da Saúde e do Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, realizámos a Grande Final Online em dois dias distintos: 21 e 28 de outubro. Ao todo participaram, nesta atividade, 14 alunos que foram vencedores em escolas do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) e 15 alunos que foram vencedores nos 2.º e 3.º ciclos (do 5.º ao 9.º ano).

O contexto em que vivemos é um pouco diferente do habitual, mas houve algo que não mudou: o entusiasmo, a determinação e a vontade de vencer! Do mais pequeno ao maior, cada um dos alunos participantes deu o seu melhor, concentrando-se e procurando terminar a prova no melhor tempo possível!

Depois de realizadas as provas, todos regressaram a casa com um certificado de participação, alguns brindes e vários prémios, gentilmente patrocinados pela Porto Editora. Além disso, todos os alunos saíram da sala com um brilho maior no olhar e uma boa história para contar aos pais e aos professores que com eles trabalham. A Matemática, disciplina favorita de muitos destes alunos, proporcionou-lhes uma tarde diferente!

Os resultados desta atividade serão publicitados, assim que forem divulgados pela entidade organizadora.

Os docentes do Grupo de Matemática vêm agradecer: aos docentes do 1.º ciclo das turmas ATG6, do Centro Escolar de Atouguia da Baleia, FER3, FER4 e FER5, da EB1 de Ferrel, BUF2, da EB1 da Bufarda e SER4, da EB1 da Serra d’El Rei, pela colaboração na seleção de alunos finalistas; à Porto Editora, pela qualidade dos prémios oferecidos e pela sua disponibilidade; e, por fim, a todos os encarregados de educação e a todos os alunos participantes, pela forma exemplar como se comportaram, mais uma vez!

Até à próxima!!! Cá vos esperamos, agora na edição de 2020/2021!

O Grupo de Matemática.