Os 5 gestos do socorro

No âmbito do projecto PES – Promoção e Educação para a Saúde – está a decorrer uma atividade sobre “Os 5 gestos do socorro”, nas escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Atouguia da Baleia.

Esta atividade realiza-se em colaboração com o projecto SMS (Solidariedade Médica  e Social) da Tecnifar  e com a ANAFS – Associação Nacional dos Alistados das Forças Sanitárias – entidade formadora da ação.




A 1.ª sessão decorreu na EB1 de Atouguia da Baleia, no passado dia 29 de Fevereiro, a 2.ª sessão na EB1 de Geraldes e S. Bernardino, no dia 13 de Março, e no dia 20 do corrente mês decorreu na EB1 de Ferrel.

De acordo com a avaliação recolhida junto dos professores, alunos e encarregados de educação, esta atividade tem sido um sucesso. Os alunos têm participado ativamente nas sessões, ensinando posteriormente em casa o que fazer numa situação de prevenção, alerta, inconsciência, hemorragia e de ferida.

Esta é uma forma lúdica de aprender a agir numa situação de emergência e, no final, cada aluno recebe um diploma (em forma de mão) pelo seu desempenho.

Outras sessões estão calendarizadas para as restantes escolas do 1.º ciclo do agrupamento:
     - Serra D´El Rei – 20 de abril;
     - Casais Brancos, Reinaldes, Ribafria e Bufarda – 27 de abril;
     - Casal da Vala e Lugar da Estrada – em data a marcar.