II Concurso de Poesia

O grupo de Língua Portuguesa, à semelhança dos anos anteriores, comemorou, durante a semana da leitura, o Dia Mundial da Poesia (21 de março).

Esta é uma semana em que os professores tornam o ato de escrita dos seus alunos num ato social, interrelacional e participativo.

No acesso aos espaços de convívio da escola, foram expostos os poemas do II Concurso de Poesia, este ano subordinado ao tema Viagens.

Mais uma vez, os nossos alunos surpreenderam-nos com a sua capacidade criativa, dada a qualidade dos poemas expostos e que podem ser apreciados por toda a comunidade escolar, uma vez  que a exposição se prolongará até dia 11 de abril, semana em que os encarregados de educação se deslocarão à escola para reuniões com os diretores de turma. 


No II Concurso de Poesia participaram todos os alunos da escola, do 5.º ao 9.º ano, e os professores de Língua Portuguesa selecionaram os melhores poemas de cada ano de escolaridade. Os vencedores desta edição do concurso foram:

      - 5.º ano: Mariana Menezes, n.º 18, turma C; Rafael Vala, n.º 21, turma E; e João Franco, n.º 14, turma F;
      - 6.º ano: Hugo Ramos, n.º10, turma A; Sónia Silva, n.º 19, turma B; Ana Russo, n.º 2, turma D; e Vasco Ferreira, n.º 24, turma E;
      - 7.º ano: João Fortunato, n.º 7, turma A; Micaela Marques, n.º 21, turma B; e Alice Chagas, n.º 2, turma E;
      - 8.º ano: Lucília Silva, turma D; Afonso Loios, n.º 1, turma E; e Alexandra Correia, n.º2, turma E;
      - 9.º ano: Alexandra Franco, n.º 1, turma A; e Rute César, n.º 21, turma C.

Os alunos da escola poderão votar no melhor poema da escola. A cada poema foi associado um número e os alunos podem manifestar as suas preferências votando, na reprografia, naquele que é para si o melhor poema.

Como a criação dos alunos não se esgota ao período de realização do concurso, os professores de Língua Portuguesa afixaram também os melhores textos poéticos realizados ao longo do ano letivo – Exposição “Viagens … pela poesia”.
 
A criatividade, a motivação para a escrita e a produção literária constituíram temas de trabalho nas aulas de Língua Portuguesa.
 
Isabel Cunha
Coordenadora do departamento de línguas