Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > Encontros entre gerações...

Encontros entre gerações...

|
Desafiados pelos objetivos do ano internacional do envelhecimento ativo e da solidariedade intergeracional – 2012, nós, alunos do 8.º D, no âmbito da área curricular não disciplinar de Formação Cívica, resolvemos conhecer de perto a realidade das pessoas mais idosas. Assim, fomos visitar duas instituições destinadas ao seu apoio/acolhimento.


No dia 16 de Maio, metade dos alunos da turma visitou o Centro de Solidariedade Social de Ferrel, onde se interagiu com os residentes permanentes e com os idosos que apenas frequentam a instituição durante o dia. Foi divertidíssimo: dançámos, cantámos, conversámos, jogámos às cartas e ao xadrez… o tempo passou a voar ficando em todos (alunos, professora e idosos) o desejo de voltar em breve.

A outra metade da turma foi, no dia 23 de Maio, visitar os utentes da Casa de Repouso da Barragem podendo também ficar a conhecer o seu dia-a-dia. Ficámos encantados com o carinho com que todos os residentes são tratados. A boa disposição é permanente e a habitação tem ótimas condições para que todos se sintam, realmente, em casa. A caminha a pé, desde a escola até à casa de repouso deu-nos também a possibilidade de contemplar a beleza da nossa barragem.

Para terminar as comemorações deste ano em grande, convidámos ainda, alguns idosos a vir até à nossa escola. Como queríamos que nada faltasse aos nossos entrevistados, com a devida antecedência preparámos a receção: fizemos bolos caseiros, chá, cafezinho e até umas lembranças para assinalar o encontro. O Sr. Diretor do nosso Agrupamento também deu as boas-vindas às convidadas e tal como aprendemos que se fazia antigamente todos nos levantámos! Foi uma conversa pegada… as cinco senhoras contaram-nos histórias de vida incríveis e nós também contámos as nossas peripécias!

Todas estas atividades foram uma excelente oportunidade para valorizarmos tudo aquilo que temos, pois os velhinhos ensinaram-nos o quanto a vida pode ser dura, mas ao mesmo tempo bela. Aprendemos também que a verdadeira felicidade está naquilo que somos e não naquilo que temos, pois no fim da vida o que importa apenas são as boas lembranças que deixámos aos outros e o amor que demos e recebemos. A prova disso foi a felicidade que todos sentimos com este momento de solidariedade intergeracional!

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo