Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > Semana da Leitura

Semana da Leitura

|
Perante a pergunta obsessiva dos jornalistas sobre o hipotético desaparecimento do livro, Umberto Eco, um dos mais prestigiados autores da atualidade, escreveu: «O livro é como a colher, o martelo, a roda ou o cinzel. Uma vez inventados, não se pode fazer melhor. Não se pode fazer uma colher que seja melhor que uma colher. Os designers tentam, por exemplo, melhorar saca-rolhas, com sucessos muito moderados e que a maior parte das vezes não funcionam». Umberto Eco in A obsessão do fogo, Difel, Lisboa 2009.
 


Neste último dia de aulas, convidamos-te a ver alguns trailers de filmes baseados em … livros. Livros que nos transportam para todo o tipo de situações, surpreendentes, inimagináveis e estranhas: fazem-nos viver aventuras em diferentes capitais europeias, em países exóticos, põe-nos em contacto com hábitos e costumes muito diferentes dos nossos, permitem-nos conhecer novas pessoas e personalidades, sentir afetividade pelo(a) protagonista, fazem-nos sentir medo, ter vontade de chorar e de rir. Aprendemos e sentimo-nos muito, muito acompanhados.
Por considerarem tanto os livros e para lhes agradecerem os excelentes momentos que lhes proporcionaram, os realizadores elegeram, e elegem, alguns deles para figurarem no grande ecrã e, homenageiam assim, uma grande história e um grande escritor.
Assim sendo, hoje apresentamos-te alguns desses livros que deram um filme. Procurámos traileres de livros que existem na tua biblioteca. E mesmo que sejas um grande cinéfilo, não te esqueças de uma verdade quase incontestável: o livro é sempre melhor do que o filme.
     Não vás de férias sem levar um livro para ler da tua biblioteca!

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo