2.º Dia Internacional da Matemática / "Dia do Pi" / Exposição Virtual

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do Pi (π), desde há muitos anos. Em Novembro de 2019, na sua 40.ª Assembleia Geral, a UNESCO aprovou uma moção em que proclamou oficialmente esta data como o Dia Internacional da Matemática. O objetivo deste dia é ser um momento especial para celebrar a Matemática, em todas as suas formas e em todo o mundo.

No âmbito da comemoração do 2.º Dia Internacional da Matemática/Dia do Pi no nosso Agrupamento, foram lançados aos alunos diferentes desafios, adequados ao respetivo ano de escolaridade, e um concurso denominado "Sudoku do Pi", divulgado na página da Escola On da Biblioteca Mariano Calado.

Uma vez que estamos, ainda, em período de Ensino a Distância, reuniram-se os trabalhos dos alunos numa Exposição Virtual, que o convidamos desde já a visitar.


A Exposição Virtual inclui:
Mais informamos que o Concurso "Sudoku do Pi" teve diversos participantes, dos 2.º e 3.º ciclos, tendo sido proclamados vencedores os seguintes alunos:

1.º Lugar - Afonso, 8.º A

2.º Lugar - Vítor, 7.º D

3.º Lugar - Joana, 7.º F

Deixamos o nosso profundo agradecimento a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos que genuinamente se empenharam, tanto neste concurso como na resposta aos desafios colocados pelos seus professores de Matemática em cada turma, dando largas à sua criatividade e manifestando a sua persistência, nos diversos cenários proporcionados.

Por fim, deixamos aqui algumas informações e curiosidades sobre o número Pi:

O número 
Pi (representado habitualmente pela letra grega π) é o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer círculo e o seu diâmetro.

Na realidade, como número irracional,
 Pi é expresso por uma dizima infinita não periódica, que nos dias de hoje, com a ajuda dos computadores, já é possível determinar com centenas de milhões de casa decimais.

Aqui aparecem os primeiros cinquenta algarismos de Pi:
 
π = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751

Curiosidades: