Semana da Leitura

Perante a pergunta obsessiva dos jornalistas sobre o hipotético desaparecimento do livro, Umberto Eco, um dos mais prestigiados autores da atualidade, escreveu: «O livro é como a colher, o martelo, a roda ou o cinzel. Uma vez inventados, não se pode fazer melhor. Não se pode fazer uma colher que seja melhor que uma colher. Os designers tentam, por exemplo, melhorar saca-rolhas, com sucessos muito moderados e que a maior parte das vezes não funcionam». Umberto Eco in A obsessão do fogo, Difel, Lisboa 2009.
 


Neste último dia de aulas, convidamos-te a ver alguns trailers de filmes baseados em … livros. Livros que nos transportam para todo o tipo de situações, surpreendentes, inimagináveis e estranhas: fazem-nos viver aventuras em diferentes capitais europeias, em países exóticos, põe-nos em contacto com hábitos e costumes muito diferentes dos nossos, permitem-nos conhecer novas pessoas e personalidades, sentir afetividade pelo(a) protagonista, fazem-nos sentir medo, ter vontade de chorar e de rir. Aprendemos e sentimo-nos muito, muito acompanhados.
Por considerarem tanto os livros e para lhes agradecerem os excelentes momentos que lhes proporcionaram, os realizadores elegeram, e elegem, alguns deles para figurarem no grande ecrã e, homenageiam assim, uma grande história e um grande escritor.
Assim sendo, hoje apresentamos-te alguns desses livros que deram um filme. Procurámos traileres de livros que existem na tua biblioteca. E mesmo que sejas um grande cinéfilo, não te esqueças de uma verdade quase incontestável: o livro é sempre melhor do que o filme.
     Não vás de férias sem levar um livro para ler da tua biblioteca!