Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > Agrupamento de Escolas Atouguia da Baleia recebe parceiros Comenius

Agrupamento de Escolas Atouguia da Baleia recebe parceiros Comenius

|
O Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia integra, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Comenius “To understand today’s life by discovering our old European traditions” (Conhecer antigas tradições europeias para melhor compreender o presente), em parceria com escolas de França, Itália, Roménia e Turquia.


O Comenius é um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Tem como principais objetivos: desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas; promover a mobilidade dos participantes; incentivar a aprendizagem/ensino das línguas; ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida; e melhorar práticas de ensino.
 
Depois da Turquia e da França, o 3.º encontro do projeto decorreu em Portugal, na Escola EB 2, 3 de Atouguia da Baleia, subordinado ao tema “Gastronomia e Ofícios Tradicionais”, com a participação de 14 professores e 22 alunos das diferentes delegações. Durante a semana, que decorreu entre 21 e 25 de outubro, estiveram agendadas várias atividades que envolveram a comunidade educativa do agrupamento: visitas ao concelho, apresentações de trabalhos realizados pelos alunos dos diferentes países, oficinas (nós marítimos, redes de pesca, rendas de bilros, dança e instrumentos tradicionais) e provas gastronómicas dos países envolvidos, entre outras.
 
A par com a concretização deste projeto, a Escola EB 2, 3 de Atouguia da Baleia iniciou a comemoração dos seus 20 anos de existência, com a realização de atividades culturais ao longo do passado dia 23 e que culminaram, no final desse dia, com a realização do arraial “Sabores e Saberes”. Neste evento, estiveram presentes o Rancho Folclórico da Serra d’El Rei, o grupo de cantares “Pé na Areia”, a Banda Filarmónica de Atouguia da Baleia e o grupo de Marchas Populares de Atouguia da Baleia. Proporcionou-se, deste modo, aos parceiros Comenius a oportunidade de conhecer e participar num evento tipicamente português. 
comenius_atouguia.avi Download

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo