Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > Semana da Leitura 2019

Semana da Leitura 2019

|
A fim de celebrar a Semana da Leitura, entre os dias 14 e 27 de março, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, em colaboração com a Biblioteca Mariano Calado, organizou  diversas atividades para as quais convidou a participar e a envolver-se de modo a promover a leitura, como ato comunicativo, dialogante e espaço de encontro, criativo e colaborativo, algumas entidades e toda a comunidade educativa.


Neste âmbito, a 14 de março, realizou-se a primeira emissão pública da Rádio Escolar, onde os alunos foram protagonistas, entrevistando os convidados sobre a importância da leitura nas suas vivências. Durante este período os alunos têm transmitido pequenos momentos de leitura e diálogos sobre obras do seu interesse.
 
A 14 de março ocorreu ainda, na biblioteca Mariano Calado, o lançamento do livro,A Leitura na Biblioteca Escolar: Atouguia da Baleia”. A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, reconhecendo o Mérito Académico e o valor do referido Estudo, promoveu a sua publicação através das Edições Colibri, com o apoio da Câmara Municipal de Peniche. Este oferece-nos conhecimento sobre a nossa realidade, sendo determinante para a análise de estratégias e iniciativas a implementar no futuro, com vista à valorização da Leitura, enquanto estratégia central para a promoção do Sucesso Educativo. A cerimónia foi, mais uma vez, abrilhantada pela atuação da Tuna do Agrupamento.
 
Nos dias 18, 19 e 20 de março promoveu-se no espaço da Biblioteca sessões “Hora do Conto- Planeta Azul?”, para os alunos do 5.º ano, tendo esta temática ido ao encontro do projeto do agrupamento “Sustentabilidade”.

A 21 e a 27 de março, a ilustradora Alexandra Gonçalves realizou sessões em todos os Jardins de Infância e Escolas do 1.º ciclo do Agrupamento. Esta designer tem realizado diversos trabalhos na área da Literatura Infantojuvenil e já recebeu três prémios de Ilustração. Durante as oito sessões dinamizadas, a nossa convidada mostrou aos alunos como se faz uma ilustração, ensinou algumas técnicas de desenho e presenteou as escolas com oito magníficos trabalhos, recheados de animação e criatividade.
 
Toda a comunidade educativa teve a possibilidade de visitar e apreciar as exposições:

- “Ler é voar sem sair do Lugar”;
- Obras Literárias sobre “Sustentabilidade”;
- Chapéu literário “Planeta Azul?”;
- Fatos alusivos à proteção do Planeta Terra.
 
Estas exposições promoveram a literacia da leitura e da informação na nossa Escola e são determinantes para a consciencialização da Educação Ambiental e para a sustentabilidade do Planeta Terra.

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo