Caderno Digital
Pesquisa Ciclo Palavra Chave
Página de Início > Notícias > VISITA DE ESTUDO A LISBOA – 8.ºANO

VISITA DE ESTUDO A LISBOA – 8.ºANO

|
Hoje, dia 10 de abril, os alunos do 8.ºano realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito do Plano Anual de Atividades, que envolveu as disciplinas de Português e de História.


Na parte da manhã, os alunos assistiram à representação da obra de Manuel António Pina, Aquilo que os olhos veem ou O Adamastor na Companhia de Teatro “O Sonho”. Após o almoço, foi a vez de os alunos visitarem uma exposição patente no Lisboa Story Centre, no Terreiro do Paço.

O protagonista do texto dramático, Manuel, é um jovem portuense que está na angra de S. Brás, próximo do cabo da Boa Esperança. A história é contada, em finais do primeiro quartel do século XVI, pelo físico e astrólogo Mestre João, personagem histórica, que regressa a Portugal, velho e doente, depois de muitos anos no Oriente, e que, à passagem do Cabo da Boa Esperança, recorda os acontecimentos de que aí fora testemunha muitos anos antes, recorrendo-se a várias retrospetivas.

A ação narrada por Mestre João, cirurgião de D. Manuel I, passa-se no mar, em 1501, no interior de uma nau da frota de Pedro Álvares Cabral, que o mesmo Mestre João acompanhara na sua viagem, primeiro, ao Brasil e, depois, pela rota de Vasco da Gama à Índia.

Regressando à Índia, a nau recolhera então na Angra de S. Brás, perto do Cabo da Boa Esperança, onde fazia aguada, um náufrago (Manuel) que contou uma história fantástica e terrível. A história contada por Manuel é dada em sucessivos flashbacks.

Já no Lisboa Story Centre, de uma forma lúdica e interativa, respeitando, porém, o rigor histórico, que uma cidade com o passado de Lisboa exige e merece, este centro de interpretação propicia ao visitante, através do sistema de audioguia, 60 minutos de uma viagem no tempo e no espaço, com apresentação de relatos e cenários dramáticos fiéis à época. O percurso da visita está organizado em seis núcleos fundamentais: Lisboa: Mitos e Realidades, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, Primórdios mitológicos, Colonizadores e conquistadores e as Muralhas da Cidade. Segue-se o núcleo Lisboa: Cidade Global, que apresenta a Cidade Cosmopolita, o Armazém do Mundo.

De acordo com os docentes que acompanharam os alunos nesta visita e ainda os próprios discentes envolvidos, foi “uma experiência deveras positiva, uma vez que reforçou e permitiu a consolidação de conhecimentos adquiridos, tanto na disciplina de Português, como na de História.”

Voltar

Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

        visita virtual biblioteca.jpg

       
      
          Catálogo